Internet – De Estratégia De Guerra A Cultura Mundial – #PMD #2

NetOlá pessoal,

O primeiro semestre da pós em mídias digitais está quase no fim. Estou curtindo e aproveitando muito curso. 🙂

Como fechei com 9,5 a matéria de Comunicação Digital: narrativas e contextos da cibercultura vou me arriscar em compartilhar aqui este breve artigo que fiz como trabalho para a Profª Catia Lassalvia.

Este é o 2° post relacionado ao curso (1° aqui), assim achei por bem criar a categoria “Pós em Mídias Digitais” e também sinalizar no assunto com #PMD, assim fica mais fácil para identificarmos o que nos espera a cada post, certo?!

Boa leitura!

INTERNET – DE ESTRATÉGIA DE GUERRA A CULTURA MUNDIAL

Aquilo que surgiu com objetivos militares é hoje parte integrante da vida de todos. Desde a sua criação, a internet vem revolucionando a forma de relacionamento no mundo. Pessoas possuem novo poder de voz e hoje estar conectado se tornou pré-requisito tanto no ambiente profissional como na roda de amigos em um happy hour.

Em meio a Guerra Fria a informação era o bem mais valioso que precisava ser protegido. Temendo um ataque ao Pentágono e o extravio de informações que ali ficavam guardadas, os EUA buscavam através das pesquisas militares uma forma para a comunicação eficaz e descentralizada. Foi assim que surgiu a ARPANET, um sistema de transmissão de dados em rede de computadores.

O sistema ainda estava longe de ser a internet como conhecemos, mas aquilo que inicialmente foi criado para proteger a informação deu origem a maior rede de compartilhamento da mesma. Isso se deve principalmente a revolução da abertura, o openness, que mudou essa concepção inicial do projeto e visa conceder o acesso a conteúdos digitalizados na rede.

O mergulho no mundo digital tem sido cada vez maior pela sociedade. Todas as classes passam a ter maior e melhor acesso a internet seja através de computares desktops, notebooks ou de algum dispositivo móvel. As pessoas usam a internet em suas tarefas rotineiras. Seja para conversar com amigos ou para operações bancárias, esta mídia revoluciona a cada momento as atividades humanas.

Pode-se destacar como as mais fortes mudanças originadas na cultura digital: a aproximação de pessoas com interesses comuns seja por estilo de vida ou opiniões; e o poder de voz às pessoas, que antes eram consideradas apenas receptoras de mensagens. Hoje todos podem ser emissores, o canal é aberto e livre. De forma geral, ninguém mais está sozinho. Todas as ideias podem se encontrar e transformarem-se em algo ainda melhor na rede.

Em contraponto a esta grande e feliz sociedade conectada está o isolamento do ser humano. Grande parte das pessoas abandonou a convivência física pela virtual. Horas e horas de suas vidas são dedicadas a ficarem em frente a um computador cultivando sua vida digital.

A que caminho esta nova cultura irá levar ainda não se sabe. Em meio a muitas previsões positivas e negativas a única certeza é que já não é um caminho com volta. Pessoas, empresas e governos ditam novas regras e leis com o advento da cultura digital. O melhor é sempre acreditar no melhor que tudo tem a nos oferecer.

Gostou? Não gostou? Tem outro ponto de vista? Deixe seu comentário.

Até breve! 😉

Sara

Anúncios
Etiquetado , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: