Primeiras considerações sobre o curso de pós-graduação em mídias digitais – #PMD #1

estudarAgora uma garota de marketing pós-graduanda. Após ser “fisgada” por uma daquelas palestras em que você se inscreve achando que tratará sobre o tema e que na verdade é a apresentação comercial de um curso, estou cursando “Gestão da Comunicação em Mídias Digitais“, no Senac.

Eu já estava em busca de alguma especialização para ampliar e aprimorar minha atuação no mundo do marketing digital. Considerei FAAP, ESPM e FGV, mas não tive tanta segurança na decisão de efetivar a matricula. Fosse por valor, ou pelo curso não ter uma grade adequada a minha necessidade, ou por não me sentir muito no público-alvo e a até mesmo por consultar amigos de ex-alunos e ter um feedback bem negativo. O Senac surgiu como uma luva no meio disso tudo.

A diferença em um curso de pós-graduação é a assertividade. Ao menos, até este segundo dia de aula (…rs). Você tem contato com assuntos que optou estudar, nada de enrolação, matérias bases nada relacionadas ao tema (como acontece na faculdade).

Nestes primeiros dias tivemos aulas com a Estratégias 2.0 para a mídia digital | Internet, informação e comunicaçãoCatia Lassalvia,  consultora de comunicação e negócios digitais. A matéria é “Comunicação Digital: Narrativas e Contextos da Cibercultura”, que propõe discutir o conceito da comunicação na cibercultura, fundamentando os impactos das novas mídias em 3 aspectos: TECNOLOGIA, COMPORTAMENTO E ECONOMIA.

Começamos com um bate-papo sobre a web. Um dia cheio de boas e necessárias interrupções, como é todo primeiro dia de aula. Recebe-se todos os departamentos da escola na sala e também um livro de brinde: Estratégias 2.0 Para a Mídia Digital, da Beth Saad, da editora Senac. Essa sensação de ser presenteado é sempre boa, mesmo que no fundo você possa desconfiar que já deve ter pagado por aquilo.

Considerações sobre as webs:

Web – democratização do acesso à rede, antes restrito a acadêmicos e empresas (anos 90)

Web 2.0 – a explosão entre pessoas (a partir de 2004)
Principais características:

  • Comunicação em rede
  • Inteligência coletiva
  • Negócios colaborativos

Web 3.0 – empresas e sistemas fazendo um grande banco de dados com os nossos dados. (A partir de 2010)
Principais características:

  • Web Semântica
  • Monitoramento de ferramentas
  • Behavioral targeting

Catia explicou que esses nomes das “webs” não são técnicos, apenas de mercado.

Partindo para o segundo dia, falamos sobre mídias sociais e como impactam nas relações públicas, SAC, pesquisa de produto, inovação, geração de lead e análise de mercado.

Para propor o primeiro debate, assistimos aos vídeos abaixo e discutimos sobres “quais os impactos das mídias sociais e a cultura digital nas formas de relacionamento entre pessoas e empresa?“.

Materiais recomendados em sala:

Anúncios
Etiquetado , , , ,

Um pensamento sobre “Primeiras considerações sobre o curso de pós-graduação em mídias digitais – #PMD #1

  1. […] é o 2° post relacionado ao curso (1° aqui), assim achei por bem criar a categoria “Pós em Mídias Digitais” e também sinalizar […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: